segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Rede de Vizinhos protegidos é implantado no Bairro Bom Jesus em Itamarandiba_MG

O Projeto  Rede de Vizinhos Protegidos foi concluído no dia 06 de Fevereiro 2014 em cerimonia realizada com a comunidade come a presença de diversas autoridades Militares e Cívil,  bem como a presença do Sr. Prefeito Erildo do E S Gomes.



A AMBJE - agradece a Policia Militar pela parceira, toda a comunidade que amparou o projeto, a diretoria e todos aqueles que não mediram esforço para sua realização.





Entenda o projeto
 

A Rede de Vizinhos é composta por moradores de um determinado bairro, em grupos de até seis residências circunvizinhas.  Estes grupos são chamados “LAÇOS”

...as pessoas se organizam com o objetivo de coibir as ações dos criminosos, repassando informações de qualquer atitude suspeita, imediatamente para a PM, por meio de celulares, no sistema 24h,  discar no 190.  As casas que participam do projeto serão identificadas com a placa ao lado.

Como a Rede pode ser efetiva?
Para funcionar com sucesso é necessário conhecer seu vizinho, seus contatos e hábitos; o que tornará a rede bem estruturada.  Através de um representante por LAÇO, funcionará como canal de comunicação com todos os demais LAÇOS e com a PMMG.

As ações da Polícia Militar sempre dão melhores resultados quando contam com a participação da comunidade.  E, ao se tornarem parceiros, os vizinhos transformam-se em câmeras vivas, adotando estratégias de prevenção e repassando informações para a PM. Qualquer bairro ou rua pode implementar a Rede de Vizinhos  Protegidos.

Como funciona na prática?
Na prática os moradores são agrupados em LAÇOS de até seis residências circunvizinhas.  Como a Rede é entrelaçada, uma residência pode pertencer a dois LAÇOS.

Qual o objetivo do laço?
O principal objetivo de cada laço é a integração de todos os componentes e sensibilizar as pessoas conforme o artigo 144 da Constituição Federal, que diz: "Segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos". A comunidade deve participar das cobranças e do planejamento das ações relativas à segurança. Requer interesse, engajamento e comprometimento das pessoas.

Linhas de ação para funcionamento da rede

Para um bom  funcionamento da rede é essencial que a cadeia de contatos de residência para a outra tenha bons relacionamentos. Os integrantes da Rede estabelecem a forma de atuação, considerando horário, senha e outros fatores relevantes para os moradores.  Como por exemplo: os dias que estiverem viajando, de forma que,  havendo qualquer movimento na residência o vizinho possa estar  alerta.

Outra ação importante é estar sempre alerta quanto ao processo de observação do movimento nas imediações da residência vigiada, para detectar a presença de pessoas ou veículos estranhos ou em atitude suspeita; funcionando como câmera viva - onde o sinal de perigo é dado através de um som (apito, por exemplo) ou códigos combinados. Em caso de invasão ou flagrante de criminoso, os moradores fazem um barulhaço, mobilizando toda a Rede de Vizinhos Protegido. Persistindo o suspeito ligue para o 190.  Ao ligar para  a Policia a pessoa dirá que faz parte do projeto rede vizinhos protegidos , EM MOMENTO ALGUM A PESSOA SERÁ IDENTIFICADA.
Resultados:
Esse projeto já foi implantado em diversas cidades de Minas Gerais. Em Belo Horizonte ouve redução significativa de 64% das ações criminosas, em zonas consideradas perigosas dos 14 bairros  onde o projeto foi implantado; Moradores atuando em parceria com a Polícia Militar; Redução de assaltos à mão armada a transeuntes, estabelecimentos comerciais, prédios e residências, bem como arrombamento de veículos e furto em geral;  Aumento da sensação de segurança das pessoas do bairro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário